O que são dores musculares?

As dores musculares resultam de tensão, de uso excessivo ou de lesões musculares resultantes de exercício ou de atividade profissional exigente.9, 10

As dores musculares podem também ser resultado de doenças sistémicas como infeções (gripe), lúpus, fibromialgia, polimialgia reumática, etc.10

A dor muscular envolve habitualmente músculos, ossos, tendões, ligamentos, articulações e estruturas adjacentes (dor musculoesquelética).9, 10

A dor pode ser aguda ou crónica, focal ou difusa. A dor lombar baixa é o exemplo mais comum da dor musculoesquelética crónica, associada à atividade laboral e afeta cerca 30-40% dos adultos.9, 11

Exercícios para prevenir dores musculares

O exercício físico é benéfico para a maioria das condições dolorosas musculoesqueléticas, incluindo dor crónica do pescoço, osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, dor miofascial e lombalgia crónica.12

Os conceitos mais importantes a reter são:

  • Deve iniciar o exercício com um período de aquecimento
  • Deve respeitar os seus próprios limites13

O período de aquecimento irá preparar o seu corpo para o esforço que vem a seguir. Exercícios de alongamentos e um período de caminhada prepara os músculos para o esforço, aumentando o fluxo de sangue e de oxigénio, evitando as distensões musculares.13

O mais importante é que inicie a atividade física lentamente, moderando o esforço.13

O mais importante é que inicie a atividade física lentamente, moderando o esforço.(13)

Previna as dores musculares na prática desportiva:10
  • faça aquecimento no início e arrefecimento no final da atividade física
  • faça alongamentos no início e no final da atividade física
  • beba muitos líquidos antes, durante e depois da atividade física
Previna as dores musculares no seu local de trabalho:10
  • evite estar muito tempo na mesma posição
  • faça alongamentos pelo menos de hora a hora
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